BlogBlogs.Com.Br

sábado, 11 de julho de 2009

Nintendomaníaco sim senhor

Com cinco anos de idade ganhei meu primeiro vídeo-game. Ah, um tão sonhado Super Nintendo. E o primeiro jogo? Super Mario World, lógico. Foi a partir do momento que eu liguei o eliminador de pilhas (alguém ainda se lembra disso?) que tudo começou.

Em 1981, tentando sair de uma crise que quase a levou à falência, a Nintendo Company começou a se dedicar a produzir jogos eletrônicos de qualidade. Foi em meio à crise que surgiu a mitológica figura de Shigeru Miyamoto. Ele conseguiu salvar a empresa com o lançamento de um jogo que simplesmente marcou época. O macaco Donkey Kong era o vilão e um tímido marceneiro (Mario nem sempre foi encanador) que só sabia pular e bater com um martelo era o mocinho. Ninguém conseguia prever as proporções que eles tomariam...

A partir daí a Nintendo deslanchou para o mundo. Seu primeiro console foi o NES (Nintendo Enterteinment System) e consagrou personagens como Mario, Donkey Kong, Metroid e Link (The Legend of Zelda)

Em 1989 foi lançado o portátil Game Boy e minha mãe me colocava no mundo. Em 1992, chegava aos Estados Unidos o SNES. Em 1994 eu ganhei o console. Desde então a história da Nintendo passou a me acompanhar.

O carro-chefe da empresa sempre foi o personagem Mario. Seus jogos eram tradicionalmente os primeiros a serem lançados. Sou suspeito para falar porque ele é meu personagem favorito. Está para ser criado um personagem tão carismático quanto ele. O Sonic até tentou, mas só rodar atrás de anéis não dava o charme necessário...

Além disso, a Nintendo lançou um dos meus desenhos favoritos para um de seus consoles. Pokémon fez um sucesso tão grande enquanto jogo que foi adaptado para o anime e hoje já está em sua 12ª Temporada e com mais de 15 jogos lançados.

Já tive um NES, tenho um Super Nintendo e um Nintendo 64 e já joguei muito o Game Cube. Mas o meu sonho é mesmo um Nintendo Wii. Lembra aquela história de que os games iam ficar cada vez mais interativos, que ia faltar só a gente entrar nos jogos para participar? Pois é, esse é o conceito do Wii. Interatividade. Simplesmente fantástico.

Eu reconheço o esforço das outras empresas em fazer consoles de qualidade (a Sony, principalmente), mas para mim sempre foi e sempre será “Nintendo ou nada”.

Nenhum comentário: