BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Etiqueta não, tag

Hoje chegou meu exemplar da revista americana Wired, que assino desde mês passado. A matéria de capa chama "As Novas Regras", um texto bem humorado sobre como as novas tecnologias trouxeram com si novas regras sociais. Não li a matéria ainda, mas me deixou pensando em algumas coisas nas que já tinha refletido antes: De fato, há nova maneiras de se comportar hoje, principalmente na internet. Aqui vão algumas sugestões de tag (etiqueta - cujo nome deriva do costume francês de colar uma etiquette na roupa de convidados, na qual havia regras de comportamento para o evento - é um termo ultrapassado) no mundo cibernético:

- No MSN, nunca entre online. Primeiro você deve entrar invisível e olhar quem está. Pode ser que sua entrada dê a impressão de que você quer ser notado e provoque rejeição. Se tudo estiver bem, entre. Se não, fale offline com os contatos desejados e espere aqueles que possam ter alguma objeção a você estar online irem embora. Observe também que se você estava offline e alguém interessante entra, você não deve seguí-lo prontamente. Pode parecer que você entrou por causa dele(a) - o quê você, de fato, fez, mas não é a impressão que quer passar.

- No orkut, nunca escreva scraps com boa ortografia. Isso dará a impressão de que você é um excluído social que, ou dá uma de inteligente e ninguém agüenta, ou ninguém nunca agüentou por outras razões e portanto prestava atenção na aula de português ao invés de conversar.

- No twitter, não deixe que qualquer um o siga. Isso dará a impressão de que você quer ter muitos seguidores (o que você de fato quer, mas mostrar isso é meio patético). Seja seletivo e delete uns três. E faça cara de nojo quando alguém falar sobre seguidores. Isso é tããããão de gente exibida. Ah, e retwitte. Muito. É chique.

- No facebook, atualize sempre. Tipo todos os dias. Toda hora. Agora mesmo. O que você está fazendo que não está lá?

- No plurk... não tenha plurk. Ninguém mais tem.

Um comentário:

Anônimo disse...

rsrs
Muito bom!