BlogBlogs.Com.Br

sábado, 13 de dezembro de 2008

(Insira seu título aqui)

Escrever se tornou algo fácil com o passar do tempo. Começa a sair naturalmente, sabe. Basta sentar na frente do computador, abrir o grande companheiro Word e ter um dead line apertando seu pescoço que tudo sai maravilhosamente bem.

E quando você passa a gostar daquilo que faz, tudo flui mais naturalmente.  Dá prazer em parar na frente de uma folha branca. As idéias começam a rodar a mil e os dedos começam a voar pelo teclado. Até aí parece tudo muito tranqüilo, mas não é. Eu tenho dois problemas sérios na hora de escrever algo: nomes e títulos. Nunca consigo achar um nome que bata com a personalidade do personagem ou com o que o lugar representa. Mas o nome é fácil de driblar, principalmente porque as coisas não necessariamente precisam ter nome. Mas o título...

O título é um caso a parte. Não dá para entregar alguma coisa com um espaço em branco em cima. Nem com os dizeres: “insira seu título aqui”. Escrever algo assim uma vez pode ser considerado criativo, mas fazer mais de uma vez é justamente o contrário. As pessoas vão começar a perceber que você tem um bloqueio. E isso não é muito bom... 

Por isso eu nem culpo os autores de filmes ou livros que dão nomes estranhos pras suas obras. Eu sei bem como é isso. Eu invejo títulos bem feitos, que fazem uma referência singela à obra, mas são muito significativos. Enquadre-se aí, por exemplo, um dos Best-sellers atuais, o Caçador de Pipas. Simples, prático e objetivo. Eu nem disfarço que eu sinto muita inveja disso... 

O pior é quando o autor discorre sobre o título de sua obra, como Machado de Assis faz em Papéis avulsos. Droga, eu mal consigo pensar em um título pras coisas que eu escrevo. Imagina dissertar sobre um título... um título, meu Deus!

O que me consola é nunca escrever um livro de auto-ajuda que se chama Você é insubstituível, Tudo o que você pensa, pense ao contrário ou mesmo o renomado Quem mexeu no meu queijo. Pelo menos meus títulos inexistentes são melhores que isso. Eu só espero que meu próximo texto tenha um título melhor, ou melhor, que ele tenha um título...

5 comentários:

Anônimo disse...

Olhaih, vc fica reclamando q nao consegue dissertar sobre um título como o épico Machado mas conseguiu fazer um post inteeiro! HAUEHUEAHUHAEU :D
é uma avaanço /o/

nhaai to adorando o blog, e ainda bem q vc tem o bom senso de não fazer NADA relacionado a auto-ajuda xD

bjoos

Jessica disse...

concordo com a chéri, você conseguiu dissertar muito bem sobre seu título - ou sobre a ausência dele xP
e você deve ficar feliz, o mais dificil você já faz: escreve textos maravilhosamente bem.
Os títulos virão xD

Anônimo disse...

O tílulo

Um título tem a função de dizer se vc vai rir da obra d cara ou não. Fora isso, é altamente dispensável.

hauhauahuahua

Mto bom, kra! Continue assim q esse blog vai longe! Aliás... tdos eles ^^

Natália Coelho disse...

O título pode parecer uma coisa pequena, mas é ele que atrai ou não, os leitores para o seu texto.
E isso dá pra ir treinando e melhorando com o tempo.
Ainda mais você que tem facilidade com as palavras.
E eu acho que a falta de título ficou muito bem neste texto!
bjO

Anônimo disse...

huahuahua mto bom!!
realmente titulo é uma coisa que quando vc tem um bloqueio ele num aparece nem f....
mas enfim eu vo concordar com a fala da small vc ja escreve bem e consegue divagar sobre o titulo, o resto vem com o tempo hehe