BlogBlogs.Com.Br

sábado, 27 de dezembro de 2008

Sábado é dia de futebol!


Adoro a última semana de dezembro! Natal recém terminado, restos na geladeira, um clima gostoso de fim de ano e um sábado chuvoso. Sabe o que falta? Futebol...Já que tá faltando futebol, resta ficar olhando as especulações pro ano que vem e torcendo pro meu galo contratar certo e montar um time competitivo. Mas deixa meu pobre time pra lá, eu vim aqui pra falar de uma lista muito legal que eu achei fuçando na net. O site Football Derbies apresenta os maiores clássicos mundiais ordenados de acordo com uma votação popular somada com uma votação de especialistas...

O primeiro da lista é o tradicional clássico turco. Se alguém que se diz adorador de futebol nunca ouviu falar do clássico Fenerbahce x Galatasaray pode pular da janela agora. O jogo simplesmente divide Istambul ao meio. De comum entre as duas torcidas só a paixão exarcebada e a cor amarela, que é comum aos dois times. Distinção só entre o azul (Fenerbahce) e o vermelho (Galatasaray), o que faz com que a briga nas arquibancadas seja mais bonita ainda!



Com a mesma pontuação dos turcos, estão os espanhóis do Real e do Barça. Com tantos brasileiros jogando por lá nos últimos anos, o clássico acabou ficando muito conhecido por aqui. Os torcedores do Barça se vestem inteiro com o grená e o azul característicos do time e lotam o Camp Nou quando recebem o Real. O contrário também ocorre quando os galáticos são desafiados em casa, no Santiago Bernabeu, e deixam o estádio mais branco com seus uniformes.


Não vou ficar falando aqui de todos, principalmente porque vale perder (?) um pouco do seu tempo vendo a lista detalhadamente, mas entre os maiores clássicos mundiais estão Boca x River; Ajax x Feyenord; Liverpool x Manchester; Celtic e Ranger; Olympiakos x Panathinaikos; Roma x Lazio; entre outros.

Destaque para os brasileiros na lista... em uma contagem geral, o 11º maior clássico é Palmeiras e Corinthians. Quem esperava por alguma coisa relacionada ao Flamengo ou algum time do Rio se enganou profundamente. O próximo clássico brasileiro a aparecer é São Paulo x Palmeiras...

E, de acordo com o site, o terceiro mais clássico nacional é Atlético Mineiro x Cruzeiro, seguido pelo Grenal e pelo Atletiba. Só então vem o FlaFlu, seguido do BaVi. Como sou atleticano, ter seu time citado entre os 50 maiores clássicos mundiais é fantástico! Belo reconhecido pelo clássico mineiro!

Mas recado dado, vou sair pra assistir sessão da tarde, porque hoje não tem mais nada pra fazer... 


4 comentários:

Anônimo disse...

Cruzeiro Vs cocotas só é grande por nossa causa...

além do mais nenm é mais um claaaasico assim... so mais o grenal.. la pelomenos tem equilibrio...


rival do cruzeirao é do boca pra cima!!!!



e da-lhe zero!!!!

Fábio Megale disse...

A lista é boa, mas vou ter que discordar. Nunca que um clássico paulista é maior que um Atlético x Cruzeiro ou que um GreNal. Como lá são quatro clubes, a rivalidade, apesar de intensa, não chega a ser tão grande quanto aqui em BH ou lá no sul. Galo x Cruzeiro e Grêmio x Inter, para mim, estão empatados mas, se bobear, os sulistas têm até mais rivalidade.

Além do clássico turco, junto com Atlético x Cruzeiro e Grêmio x Inter, os maiores clássicos do futebol mundial, para mim, são Milan x Internazionale, Real x Barça e Boca x River, não necessariamente nessa ordem. Daí, talvez, lá na frente, um clássico paulista ou carioca.

Jessica disse...

tenho de discordar te todos!
sabe por que?
sabe?
sabe?
porque não entendo nada de futebol e não tenho o que comentar, prontofalei! xP

anna carolina disse...

Tenho que discordar. Além do clássico turco, junto com Atlético x Cruzeiro e Grêmio x Inter, os maiores clássicos do futebol mundial, para mim, são Milan x Internazionale, Real x Barça e Boca x River, não necessariamente nessa ordem. Daí, talvez, lá na frente, um clássico paulista ou carioca.
=)
Plágio à parte, depois da frase

"O primeiro da lista é o tradicional clássico turco."

tive a certeza de que estou no caminho certo ao odiar futebol.
Como se não bastasse assistir jogos brasileiros, euroupeus, mundiais, ainda tenho que saber sobre clássicos turcos?

jsdhgjahdkgjhdkga

Mas ficou bacana o texto. =)

Só não tá bom a ausência do meu blog nos links!

;*