BlogBlogs.Com.Br

sábado, 28 de março de 2009

As Quatro Estações...


Seguindo aquela lógica de que ainda será sábado enquanto eu não dormir, ainda estou em tempo de postar no dia correto...

E  hoje eu estou num clima mega literário. Devia ter lido os textos de Televisão e Tchururu, mas fiquei lendo um livro ótimo que eu peguei emprestado. Pra começar, ele é de um dos meus autores favoritos. Apesar de não ter nenhum livro dele, já morri de medo com seus livros em diversas situações. De quem estou falando? De um dos maiores mestres do terror de todos os tempos: Stephen King.

Mas o livro que me deixou tão maravilhado foge dos padrões do escritor. "Quatro Estações" é muito mais que um livro que vai te deixar aterrorizado. Ele vai te fascinar pela complexidade do psicológico dos personagens, pelas situações de vida apresentadas e pela narrativa altamente envolvente.

A primeira observação a ser feita é que o livro não é um romance único. São quatro "romances curtos", nas palavras do próprio King. Cada um deles tem como título uma das estações do ano, que vão se sucedendo até formar o todo do livro.

Tudo começa na "Primavera Eterna", com "Rita Hayworth e a redenção de Shawshank". Um homem é preso por um crime que ele diz não ter cometido e vive uma vida dentro de um presídio de segurança máxima. Trama simples que envolve toda a complexidade do sistema penitenciário americano e a mente de um preso que se difere dos demais pelos seu comportamento e disciplina...

Passando para o "Verão da corrupção", "O aluno inteligente" é um garoto que se vê fascinado pela segunda Guerra Mundial e acaba conhecendo um alemão que trabalhou nos campos de concentração e foi responsável pela morte de milhões. Aos poucos ele se vê envolvido por todo aquele clima e começa a trazer isso para a sua vida pessoal, chegando a atrapalhar seus estudos e os seus relacionamentos...

No "Outono da inocência", quatro amigos saem em busca d"O corpo" de um menino que foi atropelado por um trem. A viagem não é apenas a trajetória de uma bela amizade, mas sim o crescimento pessoal de cada um dos personagens em todos os percalços que o difícil trajeto proporciona.

O "Inverno no clube" é a parte mais aterrorizante de todo o livro. Dentro de um misterioso clube de leitura e narração de histórias, um caso de natal deixa todos amedrontados. Através da explicação de um "Método respiratório", uma mãe solteira tenta desesperadamente dar a luz a seu filho com a ajuda de um médico do hospital, que faz de tudo para ajudá-la...

E tudo isso com uma narrativa que prende o leitor a cada instante. Ou melhor, o livro me prendeu como nenhum outro ultimamente tinha me prendido. E eu me deixei levar por ele e foi encantado pela sua magia.

E dele surgiram três filmes. Eu assisti dois e posso falar que eles são excelentes. Da primavera, surge "Um sonho de liberdade", com Morgan Freeman. Do outono vem o clássico da sessão da Tarde, "Conta Comigo". Esses dois foram aprovados... o outro filme vem do verão, "O aprendiz" é o próximo filme que está na minha lista...

A dica tá aí. Vale muito a pena ler o livro e, depois, assistir os filmes. Um dos melhores livros do King que eu já li em toda a minha vida...

2 comentários:

Jessica disse...

Meu livro tchuco! Quero e preciso muito ler o livro todo. O começo de O Corpo vale tudo. Perfeito, simplesmente.

Aline disse...

Realmente ele é demais. Acho até que nenhum dos filmes faz jus aos livros, como todos os filmes baseados em livros. Mas no caso do Stephen King perde tanto mais! Não sei explicar direito, mas você como um fã deve me entender.