BlogBlogs.Com.Br

sábado, 14 de março de 2009

Poesia = romantismo?

14 de março. Para quem não sabe, hoje é o Dia Mundial da Poesia. Aliás, nem eu sabia disso. Tava navegando na net e de repente eu topo com essa informação. Foi aí que pensei: “Porque não escrever sobre isso hoje no Três Bananas”?

Fazendo um mini brainstorm individual, comecei a pensar no que a poesia significava. A primeira coisa que me veio foi o romantismo que ela passa. A maioria das mulheres fica caidinha por alguém que consiga fazer belos versos de amor. E a temática principal dos poemas é o amor, não há como negar isso...

Então comecei a pensar no significado dos poemas para mim e lembrei que odeio poemas. Em parte pela minha incapacidade de escrever qualquer coisa em verso e em parte por ficar meia hora pra entender alguma coisa escrita assim. Aliás, tem duas formas de se ler poesia: ler e dizer que é lindo, mesmo sem ter entendido nada; ou dizer que não entendeu e achar uma droga.

Apesar de me encaixar na segunda categoria, tem um poeta que eu gosto muito. Ela foge completamente da figura do poeta romântico, principalmente porque ele é proveniente de um período anterior. Seus poemas de escárnio são os que eu mais admiro em toda a história da poesia brasileira (e olha que eu até gosto do Vinícius e Tomás Antônio Gonzaga).

Seus versão falando mal da capital baiana são os melhores! “De dois ff se compõe/ esta cidade a meu ver:/ um furtar, outro foder”. Como deu pra perceber nesse verso, ele usa palavrões em seus textos, coisa que pouquíssima gente fazia, principalmente porque era no século XVII.

Seu poema mais célebre é um epílogo que maldiz toda a cidade de Salvador...

“Que falta nesta cidade?................Verdade
Que mais por sua desonra?...........Honra
Falta mais que se lhe ponha..........Vergonha”

Além de criticar a cidade em que vivia, outro foco de seus ataques eram os padres e a Igreja. Por causa disso acabou ficando conhecido como “Boca do inferno”. Seu estilo de vida regado a prostituição colaborava com o estilo de seus escritos.

Um dos poemas mais divertidos dele, na minha humilde opinião, é o que contém a seguinte estrofe:

“Jogando Pedro, e Maria
os piques sobre a merenda,
vi pois, que sobre a contenda
Maria picar queria:
ela, que a Pedro entendia
disse então: aqui-d'EI-Rei:
pica-me, Pedro, e picar-te-ei”

Precisa de mais alguma coisa pra falar o porquê de minha paixão pela obra dele? Ou você se encaixa no segundo grupo de leitores de poemas que odiaram isso porque não entenderam... esse eu consegui! Afinal, Maria picar queria...

Tá, chega de poesias por hoje, esgotei minha cota do ano inteiro...

3 comentários:

Macaco Kikazaru disse...

Foto retirada do Deviantart: http://smashmethod.deviantart.com/art/Love-Is-Here-35964039

Aline disse...

Eu acho que a poesia é que nem qualquer tipo de leitura, filme ou música. Tem que achar o estilo que te agrada.
Também não gosto de Gonçalves Dias e aquele povo do tempo dos "vósmissie". Mas amo Drummond, Vinicius e Cecilia Meirelles. Nada muito meloso também.
E macacos também são cultura. Nunca tinha ouvido dizer que a poesia tinha um dia!;)

Beijos

Jessica disse...

Gosto de poesia. Adoro Florbela Espanca, e as viagens de Maiakovski.
Mas o Boca do Inferno é realmente foda. Adoro poesias desse estilo e ele tinha muito talento.