BlogBlogs.Com.Br

sábado, 21 de março de 2009

Indie rock de primeira


Não é nenhuma novidade que a cena musical inglesa é uma das mais bem estruturadas em todo o mundo. Nem é necessário retroceder muito no tempo para comprovar isso. A ascensão de bandas como Arctic Monkeys, Muse, The Ting Tings, Kaiser Chiefs e de excelentes cantoras como Amy Winehouse, Lily Allen e Duffy mostra como os últimos anos têm sido bem movimentados por lá.

Seguindo esse ritmo, uma banda escocesa surge como uma nova promessa do rock inglês. Essa banda é o The Fratellis, formada por Jon Fratelli (Guitarra/Vocais), Barry Fratelli (Baixo) e Mincy Fratelli (Bateria/Vocais). Sua sonoridade é comparada a clássicos como T-Rex, The Clash e Oasis, além dos atuais Arctic Monkeys e The View.

Com um som que segue a linha do indie rock, o trio empolga com músicas sonoramente viciantes e letras muito bem-humoradas. Seu primeiro CD, o Costello Music, foi lançado em 2006 e conta com muitos potenciais singles, entre eles Henrietta, Country Boys and City Girls, além da excelente Chelsea Dagger e de Whistle For The Choir, que remete às músicas da década de 50, com toda a ingenuidade da letra e um acorde melódico altamente acústico. A capa do CD lembra esse espírito também, com a figura de três mulheres ilustradas bem ao estilo anos 50.

O novo CD da banda foi lançado em junho de 2008. Em Here we stand, o trio continua no caminho que foi construído no Costello Music. As músicas sobre mulheres, álcool e drogas continuam cm forte peso e com o mesmo nível de bom humor. E como em todo bom trabalho, ele apresenta uma grande evolução em relação ao anterior, com vocais mais consistentes e guitarra mais atuante, principalmente em faixas como Tell me a lie e Straggler’s moon.

Se animar de verdade ao escutar uma música é feito de poucas bandas. The Fratellis consegue isso, não apenas em uma das faixas, mas em todo o CD, sem o problema de cair na mesmice. Vale muito a pena conferir.

Texto escrito para o Site Odisco, há um tempinho, mas vale a pena postar aqui!

3 comentários:

Aline disse...

Adoro "Whistle for the choir"! Não sabia do CD novo, vou procurar e conferir.

Jessica disse...

Fratellis é simplesmente mara!
Você já tinha me apresentado a banda há um tempo e cada dia adoro mais!
As letras engraçadas, o ritmo animado, o estilo perfeito. Amo!

Fabiano disse...

essa banda não é bem uma promessa....é muito boa a indicação!
Deixo uma de banda nacional pra vc...esta: www.instiga.com
baixa o "Tenho uma banda" vai gostar...se gostar de clipes, aqui vai o primeiro desse disco deles:
http://www.youtube.com/watch?v=9Fq7bEemJDo