BlogBlogs.Com.Br

sábado, 7 de março de 2009

It's me, Mario!


Crise... “Radar Scope”, o último jogo lançado, havia sido um fracasso total. Se ninguém pensasse em algo rápido, a empresa corria um sério risco de abandonar os negócios. No meio de tudo isso, um funcionário recém-chegado criou um jogo em que poucos acreditavam.

Mas eis que “Donkey Kong” tornou-se uma febre em 1981. A Nintendo estava salva graças à genialidade de Shigeru Miyamoto e aos dois personagens criados. Um deles é um macaco que dá nome ao jogo. O outro era um tímido carpinteiro chamado Jumpman.

O personagem pulador fez tanto sucesso que a Nintendo resolveu investir nele. O primeiro passo foi alterar seu nome. E a inspiração para isso foi um inquilino do armazém onde a empresa estava instalada que se assemelhava muito com o bigodudo. Seu nome era Mario Segalli e acabou soando perfeito para o agora extinto Jumpman.

Em “Donkey Kong Jr.” (1982), Mario aparece pela primeira e única vez como vilão. Em 1983 teve o primeiro game com seu nome, dessa vez ao lado de seu recém criado irmão. Em “Mario Bros.”, a dupla tinha que se livrar dos bichos do esgoto usando o que sabiam fazer de melhor: pular.

Foi aí que Mario deixou de ser um carpinteiro e assumiu de vez a profissão de encanador. Mas a maior revolução provocada por ele ainda não tinha acontecido.

Pense em um jogo de plataforma típico. Aposto que você imaginou um personagem que tem que passar de fases para atingir um objetivo no final. No caminho ele tem que enfrentar inimigos e tem ajuda de alguns itens que lhe dão poder. Esse é o modelo mais clássico de todos, instaurado por Miyamoto no jogo “Super Mario Bros.”, em 1985.

A partir de então, Mario tornou-se quase uma unanimidade dentre os nintendomanícos. Os consoles são lançados com a expectativa de qual vai ser o próximo jogo do Mario. Junto com o Super Nintendo veio o Super Mario World. Com o Nintendo 64 veio o Mario 64.



Apesar da expectativa, nos dois últimos consoles, os jogos do encanador não foram os primeiros a serem lançados. No Game Cube, a Nintendo lançou um game no qual o Luigi tinha a missão de resgatar o Mario (o.O), chamado “Luigi’s Mansion”. No Nintendo Wii ele só chegou depois de algum tempo, com “Mario Galaxy”.

Mas para quem pensa que a franquia fica apenas nos jogos de plataforma está muito enganado. É nos jogos multiplayer que o bigodudo mais se destaca. Quem nunca perdeu uma ou mais noites jogando “Mario Tennis”, “Mario Kart”, “Mario Party”, “Mario Golf” e os mais diversos jogos do Mario? Eu já perdi várias...

Como o Nintendo Wii é um sonho ainda, então vou me contentar com meu Super Nintendo. Dá licença que eu vou ali jogar um pouco. Sábado que vem eu volto...

Um comentário:

Jessica disse...

me dá um videogame de presente?? nem sou exigente, pode ser um nitendo mesmo
mario é mega divertido e hiper feliz! aduero!!!