BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Crise "Blog-istencial"

Opras! Bom pessoal, como vocês já devem saber, hoje é quinta e é meu dia de postar aqui no Três Bananas [se não, sem problemas; Finge que sabe e clique aqui para ler o primeiro post do blog].

O primeiro post [terceiro do blog, mas meu é o primeiríssimo!!] é sempre um marco, né? Fiquei pensando muito tempo sobre o que escrever, até que tive a brilhante e original idéia de falar no blog sobre... Bem, sobre blogs.


Muitos apontam os sites pessoais como a maior expressão da interatividade da web 2.0. Os blogs no início eram só uma espécie de diário virtual, mas se tornaram ferramenta de diversão, debate e, acreditem se quiser, informação. Eles têm um tom bem mais informal que um grande portal, onde a relação entre quem lê e quem escreve é tão natural quanto de conhecidos numa happy hour.

Nesses últimos dias dei uma pesquisada por aí, navegando aleatoriamente na rede [digitando “blog + qualquer assunto que viesse a minha cabeça” no google] e perguntando a amigos. Por essa minha minuciosa pesquisa [e com uma ajudinha desse site que tem um ranking dos blogs mais acessados do Brasil], deu pra perceber coisas bem legais.

Eles podem ser de vários tipos, desde revelações íntimas de um emo suicida [achei um realmente deprimente, ia postar aqui como exemplo, mas fiquei com medo de ser processado. O que, definitivamente, não é um bom começo pro 3B], até blogs de grandes jornalistas como o da Cristina Lôbo [com circunflexo no “o” mesmo...] do G1 ou o do Frederico Vasconcelos da Folha Online.

            Existem blogs especializados como Hoje é um Dia Bom em games e o Stock em música. Um bem interessante que achei é dedicado a pessoas portadoras de necessidades especiais e com muito bom humor, do Jario Marques também da Folha Online.


Não obstante, mas, porém, contudo, entretanto E todavia, os blogs humorísticos estão decididamente na frente. E mesmo dentro desse tal “gênero blogístico”, existem sub-gêneros. O kibeloco, por exemplo, é perito em satirizar as notícias do momento. Você entra no blog e sempre tem ou um link pra uma notícia bizarra com um comentário hilário ou uma imagem/video igualmente hilário sobre alguma coisa que está acontecendo na hora. Chongas é outro bem conhecido por suas imagens e montagens engraçadas. Tipo famoso entre os internautas é o com tirinhas, desde o bom e velho Calvin em Depósito do Calvin, até as apimentadas HQ’s do Dr. Pepper.

            E existe ainda uma outra categoria, os sem categoria. [nada de julgamentos]. Substantivolátil, Meio bit, Te dou um dado?, O Biscoito fino e a massa, Alitas Desmontables, No hay banda, Idéias SoltasBrainstorm in blog, Memórias de um Frango, Linhas interligadas [rs] Garotas que dizem Ni, Ressaca Moral e outros. Apesar de terem um estilo próprio, você pode esperar ler [quase] tudo nessas webpages.

           E, claro, também dá pra aprender e se desenvolver como ser humano através dos blogs [Agora é a hora que eu coloco o link do Manual do Cafajeste Para Homens e do Para mulheres? Nãããão, deixa pra lá...]. Blogs como, Brainstorm #9 e Que Jornalismo é esse podem mesmo falar coisas muito úteis. Não que as outras não sejam. Bom, vocês entenderam.

          Ah, esse post já está ficando grande demais também. Isso tudo foi pra mostrar que é difícil definir o que a gente procura nos blogs. Eu, pessoalmente, já dedico boa parte do meu tempo no PC pra ler esse tipo de sites. E vocês, o que procuram num blog? Por que acessam um blog? [sim, isso foi uma indireta pra você comentar esse post].          

           Agora, pra terminar, por falar em Web 2.0 estou colocando um vídeo bem bacana [e velho] sobre o tema. É isso ai gente! Semana que vem eu volto, não deixem de acessar o 3B e ler as macaquices que estamos aprontando. 



P.S.: Caso haja qualquer erro de informação, perdoem o macaco e corrijam-me, fazfavor. rs 

10 comentários:

Anônimo disse...

macaco mizaru? aheuheaua amaay o bloog!! *-* soh de saber quem o controla jah da pra ter uma noção de q vem mta coisa boaa delee (ou naao xD)
ahsuhasuas

ahm, eu gosto de ler soh blogs pessoais com reflexoes a granel :D sendo elas comicas, pronfundas, intendiveis, etc..

nhaa ficou mto bom pra um primeiro post!! =D
mais um pros meus favoriitos ^^

bjooos

Gustavo Almeida disse...

Gostei muito da postagem e do blog em si...
e da idéia dos macacos... se não me engano são aqueles japoneses que um é surdo, o outro mudo e o outro cego, não é?
parabens aí galera

Anônimo disse...

Está bem legal o blog de vcS.
Boa sorte daqui pra frente.. ^^
Voltarei aqui.

Vandré disse...

Ótimas indicações de blog e excelente vídeo sobre a Web 2.0.

Muito legal!

Jessica disse...

Antes de tudo, brigada pela publicidade gratuita do meu blog! ;P ahaaaaaua
Adorei o post porqui... macaquinho!
Logo, logo o blog de vcs estará na lista Top dos Tops xD

Anônimo disse...

ow muito bom o post, da pra ve que esses macacos num sao brinquedo naum hein, altas horas de pesquisa na net digno de um trabalho do minelli kkk

Jan Ribeiro disse...

já vi que esse blog vai ser uma macacada! :P

Anônimo disse...

Mizaru adoooooooorei o texto. Parabéns!!!
Confesso que não tinha o costume de acessar blog não,mas você deu dicas bem legais.

Ludmylla disse...

Eu adoro blogs, leio de tudo neles! Pessoas falando sobre coisas bem abrangentes (e acabo me reconhecendo no texto)e até pessoas que narram fatos bem pessoais (que não deixam de ser interessantes). Na minha opinião, existem muitos blogs auto ajuda também, porque a pessoa lê e acaba achando a solução dos próprios problemas. A verdade é que hoje em dia tem blog de todo o tipo! Só temos que escolher os de boa qualidade. Adorei as dicas! Beeeijos! :*

Unknown disse...

mto bom moço!!! parabéns! boas sugestões d blog, principalment aquele tal d memórias de frango! rsrsrs... vcs realment merecem um lugar no meu favoritos! visitarei mais vezes! bjos =*