BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 17 de março de 2009

Opinar ou não opinar, eis a questão

Como alguém que está dentro do âmbito do jornalismo, já cansei de ouvir falar sobre a "pretensão da imparcialidade". É um absurdo, é ridículo e inconcebível que alguém possa falar algo sem carregá-lo de opinião. Por isso, apresento o Jornal Parcial, que traz a você as notícias sem hipocrisia, colocando sentimentos e convicções nas reportagens como Deus manda.

(Vinheta de abertura)

(Voz do locutor) Jornal X. Trazendo a você as notícias, mas do jeito que a gente quer.

(Apresentador 1) Bom dia. Esta é a edição matinal do Jornal X, e eu sou Eduardo. Comigo apresenta Catarina.

(Catarina) Bom dia. Hoje de manhã, ou pelo menos o que a maioria de pessoas entende como manhã, por que, você sabe, no Japão é noite, uma menina provávelmente caiu no rio e morreu. Isto é, é o que dizem, mas nós do jornal não acreditamos muito, porque a mãe tinha cara de mentirosa. E ninguém mostrou nenhum corpo, então a menor poderia somente ter sido levada pelo rio para outro lugar.

(Eduardo) Ontem à noite aquela porcaria de presidente que o país tem anunciou que irá cortar verbas para a educação infantil. Dá pra acreditar nesse babaca? E olha que o jornal X avisou: "Não vote nele". E o povo votou. Você, telespectador, é um idiota.

(Catarina) O Encontro de Debate Sobre Aquecimento Global acabou hoje, com resultados brochantes. Eu sou cem por cento natureza, faço coleta seletiva em casa, nem pum eu solto para não aumentar o aquecimento global, e não acredito que eles só conversaram. Dá medo pensar para onde o mundo está indo.

(Eduardo) Mas vai, pode admitir: Ligar pra natureza é meio gay.

(Catarina mete a mão na cabeça de Eduardo e este volta a apresentar as notícias) A venda de sorvetes aumentou com o calor. O que a maioria das pessoas não sabe é que o picolé faz muito mal à saúde. Eu mesmo perdi uma sobrinha para doenças renais causadas por excesso de sorvete e suco em pó. Cuidado, telespectador.

(Catarina) Voltamos depois do comercial. Aliás, prestem bastante atenção neles, que é a publicidade que nos sustenta, viu?

3 comentários:

Aline disse...

A última frase é a mais engraçada, provavelmente porque é a mais verdadeira.

Juliana disse...

Hahaha.. muito bom. Agora eu fico imaginando a Revista Veja, que já é como nos conhecemos apresentando um jornal mais parcial ainda.. hahaha

Abraços

http://pipocacomiogurte.blogspot.com/

Jessica disse...

ahauahauahaahaau
Eu me divertiria muito mais com jornais assim.
Não sei porque as pessoas ainda cismam de defender uma pretensa imparcialidade. Seria muito mais "imparcial" admitir logo quais são as convicções que eles defendem, invés de fingir não às ter.
como sempre, ótimo texto! rachei! xD