BlogBlogs.Com.Br

sábado, 3 de janeiro de 2009

Meu bom e velho português...

Existem algumas coisas que a gente sempre espera no início do ano. Aumento da passagem de ônibus, IPTU, IPVA, matrícula da escola, prestações das compras de Natal. Essas coisas que todo mundo já cansou de falar e esquentar a cabeça com elas.

Mas nada disso tá me incomodando tanto nesse ano de 2009 quanto a reforma ortográfica do português. Se eu tivesse escolhido qualquer outra profissão, talvez até conseguisse ter uma margem maior de tempo pra aprender tudo. Mas não dá... o idiota aqui quis ser jornalista e aspirante a escritor. Aí ferrou tudo (pra não dizer coisa pior).

Agora o K, o W e o Y fazem parte novamente do dicionário. As mães agora podem colocar o nome do filho de Kewerlynton sossegadas porque pelo menos as regras de português elas não estão desrespeitando. Já as de bom gosto...

Deixa pra lá. Outra coisa que some também são os acentos diferenciais. Lembra quando você tinha que diferenciar pêlo de pelo? Agora você vai diferenciar pelo de pelo mesmo... ou para de para, fica a escolha do cliente qual vai querer usar.

Outro acento que desaparece também é o circunflexo das palavras com letras duplas, tipo voo, leem, enjoo ou creem. O acento agudo também vai começar a ficar escasso. Em palavras paroxítonas que possuem ditongos abertos “ei” e “oi” o acento some, assim com nas paroxítonas com i ou u tônicos, precedidos de ditongos. Complicou? É, até eu fiquei perdido... mas o mais importante é mostrar que palavras como jiboia, assembleia, feiura e baiuca não levam mais acento. E sem ele, minhas ideias vão até perder um pouco da graça...

O hífen também começa a ser simplificado. Quando a segunda palavra começar com r ou s, o hífen vai embora e a letra é duplicada. Isso vai acontecer em antirreligioso e antissemita. A exceção é quando o prefixo terminar em R, aí fica tudo normal (como em hiper-espacial). Quando o prefixo terminar com vogal e a palavra seguinte começar com uma vogal diferente, também não tem mais hífen, tipo em autoestrada ou aeroespacial.

Mas quem sofreu mais com isso foi a pobre da trema. Ela foi realmente abolida da língua portuguesa. Tenho certeza que minha linguiça nunca mais vai ter o mesmo gosto, ou o pinguim nunca mais vai ser visto com os mesmos olhos. Até a frequência vai ficar meio atordoada com isso...

Tá, a gente vai ter que acostumar com isso. Mas fala isso pro meu Word, que agora tá cheio de risquinhos vermelhos embaixo das frases...

3 comentários:

Ennio disse...

Não sou de comentar nesse blog [pq será?], mas esse post foi excepcionalmente ótimo, então, nada melhor que uma exceção. Bom saber que pelo menos um do grupinho sabe as novas normas. Já tenho pra quem perguntar.

rsrsrr

Jessica disse...

Vou sofrer horrores com essas novas regras.
Culpa nossa mesmo ter escolhido essa profissão.
Só me despeço sem muita dor da trema. Foi bom enquanto ela durou, mas ela nunca teve papel ativo na minha vida. Linguiças e lingüiças pra mim sempre tiveram o mesmo gosto xP

Gustavo Almeida disse...

Já pararam pra pensar o mundo de dinheiro envolvido nessa mudança???
Apenas 0,05% do idioma é modificado aqui no Brasil, pra uma simples convergência do Português em uma só língua, e milhões são gastos...
os gramáticos já estão preparados pra encherem o bolso... e muita gente vai ganhar em cima disso.
Resta saber se realmente vai valer a pena... será que uma idéia vai deixar de ser ideia, só porque perdeu um risquinho de nada???
Ótimo texto... muito bem escrito, divertido e irreverente