BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Velha infância

O Tribalistas é um projeto dos músicos independentes Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte. Basta “googlar” por alguns minutos para, no mínimo, admirar a forma como tudo surgiu e como trabalharam nessa “banda”.

Amigos de longa data, sempre compunham juntos. Certa vez, se reuniram por algumas semanas em Salvador, na casa de Arnaldo, e várias músicas surgiram, cerca de 20. Eles afirmam que não tinham intenção alguma de gravar um álbum, mas também não rejeitavam a idéia. Assim que surgiu a oportunidade se trancaram num estúdio e gravaram o disco, até hoje, único. “Foram dois dias de ensaio e treze de gravação” lembram.

A musicalidade das canções é impressionante. O CD é praticamente acústico, com melodias envolventes e inovadoras para o pop do Brasil. Mas, pessoalmente, uma das músicas que mais gosto desse “anti-movimento” [como eles gostam de deixar claro] é “Velha infância”.

Nessa canção, o eu - lírico compara a emoção da paixão com a nostalgia da meninice. E a melodia, aconchegante e tranqüila, estimula quem ouve a viajar até seus primeiros anos e compreender o que se passa.

Talvez, justamente por isso que gosto tanto dessa faixa do álbum, porque gosto de lembrar. Lembrar de casos como quando era pequeno e descia sozinho a avenida principal de certa cidade, para ir à escola, e sempre cumprimentava a garotinha da casa 44, irremediavelmente sentada no portão com um sorriso sincero e um conjuntinho infantil rosa ou branco. Ou mesmo as lembranças ruins de tombos de bicicletas, machucados e “surras”. Eu acho que lembrar é como abrir um livro daqueles de citações e reler um pensamento intrigante.

E, como as lembranças são caóticas e desordenadas, Leitor, peço licença para que, sem motivo lógico, eu acrescente esse parágrafo desconexo com o texto, mas que é nobre demais para ser simplesmente “adicionado” no final ou em um Post Scriptum: um parágrafo de agradecimento. Obrigado a todos os Andreóli’s, Douglas’s, Ivan's,  Mateus’s, Felipe’s, Everton’s, às Mônica’s, Stephani’s, Laisla’s, Jaqueline’s, Tábata’s, Kate’s, Karla’s, Juliana’s.... e todas as outras pessoas que talvez eu nunca mais veja, ou veja, quem pode saber? Saibam, caso estejam lendo, que se gosto de lembrar, parte dessa “culpa” é de vocês.

Mas todos os dias são [ótimas] oportunidades para se fazer [ótimas] lembranças. Por isso que as amizades diárias, as que ainda construímos, são também tão essenciais.

Nunca fui Hi-tech. Não me entendam mal, não que eu não goste, mas meus pais tinham uma política mais ou menos “você tem que conquistar o que quer, assim você valorizará muito mais o que tiver”. Hoje eu agradeço, mas quando criança... Bicicleta? Aos [pasmem] 13. Videogame? Eu tinha o Dinacom quando a loucura do momento era o Mega Drive; No natal que ganhei o Mega Drive todos tinham o Super Nintendo; Quando ganhei o o Super Nintendo a onda já era o PlayStation.... Enfim, estava sempre uma “onda evolutiva” atrás no caso dos brinquedos. Não sei se Seu José e Dona Gesa realmente acreditavam nesse papo de valorizar ou se tudo não passava de economia [acho que não], o fato é que funcionou.

Aí deu no que deu. Um macaco que sempre anda meio procurando alguma nostalgia gostosa pra viver. Que o livro que mais adora é o Encontro Marcado do Sabino. Alguém que está sempre tentando entender a beleza do clássico, insistentemente admirando o que todo mundo acha que já passou da hora... Reutilizando cotidianamente a velha [e saudosa] infância.

É, o post já está bem grandinho, acho que vou parar por aqui. Afinal, o Windows Media Player já mudou a música pra “Já sei namorar” [igualmente ótima]. Só mais duas coisinhas:

- Aí embaixo vai uma dica de vídeo. Uma “nostalgiazinha” irônica.

- Mil desculpas pelo atraso no post. Praga sua, Kika! XD










6 comentários:

Unknown disse...

Gosteii do vídeo e do blog,
muito engraçado
toh seguindo aqui viiu?!
Beiijos;*

Jessica disse...

adorei o post!
realmente é ótimo relembrar de momentos importantes e de pessoas que não apenas passaram pela nossa vida, mas deixaram um pouquinho delas com a gente.
essa música é de fato ótima, e tribalistas é um projeto que deveria se repetir ^^

Anônimo disse...

huahuahua mto bom o video, e o post intaum nem se fla, lembranças nostalgicas da infancia sao coisas q a gente leva a vida toda, principalmente quem eh do interior, num há nada melhor do que ser criança em cidade pequena huahuahua

Anônimo disse...

Brincando com o Tempo, Mr. Cronos??
Saudade, esse sentimento q só o português consegue descrever, mas q tds os homens sentem..y vc ainda brinca c o futuro, c esse "Encontro Marcado"...
belo txt, cara.
Abrass..
PS.: a Princesa foi uma FDP c o pobre Mário...mereceu a vingança!.huaeha.

Ludmylla disse...

Adorei o seu texto! Quando nós temos lembranças boas, é sempre válido dar uma voltinha no tempo... E assim, voltando no tempo, escutei 'tribalistas' e tive aquela nostalgia gostosa! :)

Anônimo disse...

Post bacana. Passado é uma coisa que (para o bem ou para o mal)mexe com qualquer pessoa. Sou suspeito pra falar pq sempre fui meio retrô, mas acho que todo mundo tem aquela hora em que viaja um pouco numa lembrança boa e nem vê o tempo passar. E lendo este post viajei nestas viagens entende? hehehe. Como o Alim falou, saudade é algo que todos têm mas apenas nosso idioma descreve (eu acho). Talvez seja porque nós a entendemos melhor. Bom, vou parar de divagar agora. Continue com os bons posts, abração mano