BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O batismo



Sinceramente? Eu nunca gostei muito de futebol. Ainda me lembro de quando tinha uns 6 anos e ouvia enquanto jogava com os caras mais velhos:
“Ah, liga pro Mizaru não. Ele é café-com-leite...”

Pros mais desinformados, “café-com-leite” é mais ou menos como se você estivesse no banco [ninguém toca pra você], mas sem o conforto de estar sentado.

Em casa, ninguém torce pra nenhum time. Meu pai, se lhe perguntarem qualquer coisa sobre futebol ele, pensativamente, coloca a mão no queixo e, sempre, diz: “hum... err... Alguém quer mais uma cerveja?”

Já na adolescência eu queria ser diferente. Enquanto todo mundo “se amarrava” [alguém ainda fala isso?] nas aulas de futebol, eu só comemorava quando era basquete. Um dia uma garota me perguntou o por quê. “Sabe, sou péssimo com os pés, mas tenho habilidade de sobra com as mãos” respondi. Lembro que ela gostou da minha resposta, gostou bastante na verdade. Vai entender...

Até ontem, eu gostava de futebol, mas era bem pouco. Do tipo que torce por um time só pra encher o saco dos amigos que torcem pro adversário. O cara que só é bom no futebol de videogame e olhe lá. Até ontem.

Fragmento de uma conversa há alguns dias:

- E ae Mizaru, vamos assistir o jogo na quarta?

- Hein? Que jogo?

- Uai, Galo e Uberaba, no Mineirão!

- Ah, claro, eu sabia...

- Então! Vamos? A gente junta mais gente e vai uns quatro.

- Ow, não sei... nunca fui no mineirão

- O QUÊ? Então agora que você vai! Ninguém pode morrer sem ir no Mineirão, cara! E estão super família os jogos agora, não é só “malaco” que vai não... vai ser doido!

Aí resolvi ir. Nem foi por causa da maldição “todo mundo TEM que ir no Mineirão antes de morrer”, afinal o que poderia acontecer ao coitado que morreu sem ir? O motivo mesmo foi eu ter ficado sabendo que quando sai um gol todo mundo fica literalmente louco! E “os jogos estão mais família” significa que as mulheres tem ido mais ao estádio. As atleticanas, como todos sabem, são as mais lindas, simpáticas e perfeitas do mundo. Sei lá, quem sabe não rolava um “amasso de comemoração” depois de algum gol?

Não rolou. Fui com uns colegas e, do meu lado, infelizmente, só tinha macho. Mas, mesmo assim, ir ao Mineirão foi extraordinariamente ótimo! Desde o começo. Correr pro estádio e cantar o hino no meio da torcida a La hoolygans . Entrar naquele santuário lotado. Mais de 35 mil vozes que aclamavam o Galo Mineiro. Cantando do início ao fim. Xingando o juiz. Comemorando os gols. Teve até penalti!

O resultado não poderia ser melhor: 6 x 0 para o Glorioso. Agora eu entendo porque é tão importante ir no Mineirão, pelo menos uma vez. Estar lá, ver e sentir todo o ritual que é uma partida de futebol faz a gente entender o que é paixão de verdade. Calma, não virei nenhum fanático nem nada, é só que... Como explico? Um colega meu, corintiano, que foi também, camuflado, depois do jogo, quando nos afastamos um pouco da torcida que ainda cantava, olhou pra gente e, pensando na força e na majestosidade da torcida atleticana, sem palavras só pode falar:

- Doido cara, muito doido...

Definitivamente não é a mesma coisa que estar lá. Mas quem perdeu, pode dar uma olhada na “galeada” no vídeo abaixo.

4 comentários:

Unknown disse...

Sem dúvidas esse foi o texto q eu mais gostei até agora!

algumas considerações:

* "Mais de 35 mil vozes que aclamavam o Galo Mineiro" -> Foram mais de 40 mil baby! (uma a menos depois q eu fikei rouca!)
* "não virei nenhum fanático nem nada" -> isso é só questão de tempo!
*[paulista]"Doido cara, muito doido...[/paulista]

Enfim... o jogo foi lindo, a noite perfeita (com o auxílio do Estudiantes, claro!) e o texto tá ótimo!

Definitivamente... Yes, We C.A.M.!

Bjooo

Fábio Megale disse...

Tem coisas que só o Galo faz por você.

E tem coisas que só os atleticanos entendem.

Procure ler os textos do saudoso Roberto Drummond. Depois desta sua experiência, você vai entender do que ele está falando...

Aline disse...

Ir no estádio é outra sensação! Eu também não acompanho jogos pela TV, nem sei quando está passando, mas no estádio (Morumbi, claro) eu me transformo! Fico nervosa, xingo, canto, visto a camisa mesmo. Em Libertadores da América então é mais emocionante ainda! Opa, seu time não disputa? Ah, foi mal...
Tricolor paulista rumo ao tetra!

;)

Jessica disse...

Antes de qualquer coisa:
"Meu pai, se lhe perguntarem qualquer coisa sobre futebol ele, pensativamente, coloca a mão no queixo"
A mania é de família Macaquinho? xP
hauahauahaaa

Eu também nunca fui no Mineirão. Ainda não me jogaram uma maldição diretamente, mas fiquei com medo agora e vou dar um jeito de ir num jogo. xD Mas a paixão Atleticana é a coisa mais legal e linda. É incomparavel.