BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 30 de abril de 2009

28 de abril


Dia da Sogra é uma data para se comemorar? Fiquei bastante tempo pensando sobre isso e perguntei há alguns amigos. Uns disseram que não dá pra generalizar as coisas, que existem sogras legais.

Mas, dentre todas as explicações que ouvi, acho que a melhor foi de um colega que começou contando um caso que aconteceu com ele:

 

“Minha mulher me contou tudo depois. Um dia nós fomos à casa dos pais dela para dar uma grande notícia. Enquanto eu estava na sala, conversando com o Seu Floriano sobre a crise ou qualquer assunto “sério”, ela e minha sogra estavam na cozinha. Entrei e só ouvi a Isadora, minha esposa, dizer:

- Mamãe, sem aquela conversa de “eu avisei” nem qualquer coisa do tipo... – Foi quando me viram chegar – Oi, meu amor! Senta aqui na mesa com a gente, vamos conversar com a mamãe...

- Boa Noite, Dona Lizete. – Usei minha mais esforçada cortesia e não recebi nem mesmo um aceno com a cabeça, só um grunido que ainda não sei se foi um comprimento ou se ela estava só limpando a garganta.

- Acho que a Isa, rã-rãn, Isadora – Ela odeia que eu apelide a filha - já te falou que perdi meu emprego. – aguardei o bombardeio, o esbravejar, a fúria, a [minha] morte.

- Sim, ela me disse tudo, Leonardo. Sinto muito. – respondeu a megera, até que compreensivamente.

- Eu sei o que a senhora está pensando, mas a banda tinha tudo para dar certo. E ainda vai. Sei também que foi imprudência investir os 100 mil que tínhamos guardado. Mas Dona Lizete, a senhora sabe como é, temos que arriscar na vida, inovar, quem não arrisca não petisca – Nessa hora me senti um idiota, falando de arriscar com uma dama do lar de 89 anos que viveu a vida toda no interior de Minas Gerais. Juro que ouvi ela dizer O seguro morreu de velho, seu patife inconseqüente!

- Entendo. – me respondeu a mãe de Isadora.

- O emprego na contabilidade era ruim demais. Pouco dinheiro pra muito trabalho...

- Pouco é melhor do q...

- Mamãe!

- Sim, a senhora tem razão. Mas a banda vai dar certo. Sabe, meus pais – vi a cara dela se transformar na careta mais bizarra que eu já presenciei e lembrei de como ela odiava meus pais ou “os arruaceiros comunistas do diabo” - me ensinaram que sonho é tudo na vida. Quando se sonha a gente consegue o que quer. Sei que a Isadora está grávida, mas não vou fugir da responsabilidade. Agora pode parecer, mais do que nunca, que teria sido, como a senhora sempre diz, muito melhor se a Isa, digo, Isadora tivesse se casado com o engomadinho do advogado Marco, filho do coronel Gonçalvez. Mas vim hoje aqui para dizer que eu a amo, ela me ama e que vamos superar essa dificuldade juntos.

- Leonardo – ela começou – tudo bem. Eu acredito em vocês e nunca odiei você.

- Por favor, Dona Lizete. A senhora disse “Eu tenho” quando o padre perguntou se alguém tinha algo contra o nosso casamento... – retruquei.

- O álcool revela o que há de pior nas pessoas, meu filho. – Meu filho? Confesso que me espantei com essa. – Mas como eu dizia, eu acredito em vocês. O mais importante é que minha pequena princesa esteja feliz. Se ela é feliz com você, eu sou feliz. Conte conosco com tudo que for necessário.

Nessa hora eu não me contive, fiquei emocionado com toda a transformação de Dona Lizete, agradeci e fui até a sala me despedir do pai da Isa. Quando sai, minha sogra puxou o braço da minha mulher e disse:

- Filha, ainda dá tempo de ligar pro Marco!”.

 

Depois de contar o caso, meu amigo sentenciou: “É por isso que eu sou totalmente a favor do Dia das Sogras. O que seríamos sem elas? São elas que deixam nossos dias muito mais infelizes. E todo muito sabe que não existe coisa mais chata do que um happy ending

 

Faço minhas as palavras dele: Feliz Dia das Sogras atrasado.

 


Nenhum comentário: