BlogBlogs.Com.Br

sábado, 18 de abril de 2009

A paixão pela F1


Vocês devem estar se perguntando qual o motivo da postagem feita de madrugada, às 6:00. A resposta é simples: hoje é domingo e domingo é dia de fórmula 1. Não sei direito quando comecei a gostar de corridas, mas foi há muito tempo. E nem tem aquelas historinhas românticas de: “assistia todo dia com meu pai”, “acompanhava e vi a morte do Senna”. Nada disso, só comecei a assistir e me apaixonei...

 A primeira corrida da história foi realizada em 1950, na cidade de Silverstone, Inglaterra. Eu, obviamente, não era nascido nessa época. E também não lembro qual foi a primeira prova que eu assisti. Sei que foi por volta de 2000, quando eu ainda tinha 10 anos.

Sabe o que isso quer dizer? Que eu fui alfabetizado no mundo das corridas na Era Schumacher. O fenômeno ganhou os cinco primeiros campeonatos mundiais que eu assisti (2000 a 2004). Tem como não gostar de um piloto desses (apesar de tudo que ele já fez)? Eu adoro o estilo Schumi de direção.

 Em 2005/2006 foi a vez de outro fenômeno: Alonso. A Renault veio e desbancou a toda poderosa Ferrari. Em 2007, Schumacher aposentou e foi a vez do frio e sem graça Kimi Räikkönen se sagrar campeão. O ano seguinte foi marcado por uma disputa violentíssima. Os melhores carros da temporada brigavam a cada corrida pelos pontos para serem campeões. E tinha um brasileiro na disputa...

 Sempre gostei do Felipe Massa. Acho o estilo de pilotagem dele uma coisa surpreendente. Caiu em uma escuderia grande e soube corresponder a isso. Mas outro piloto tão bom quanto ele surgiu nesse caminho para atrapalhá-lo: Lewis Hamilton.

 Aí a FIA (Federação Internacional do Automóvel) mudou várias regras para aumentar (ainda mais) a competitividade. E o inesperado aconteceu. Equipes que estavam com um futuro muito incerto, como a Brawn (antiga Honda), ressurgiram das cinzas e colocaram seus pilotos como os melhores do mundo. Jenson Button e Rubens Barrichello são os centros das atenções. O inglês é o líder do campeonato e o brasileiro o segundo... coisa que nunca ia ser esperada no término do campeonato do ano passado.

 Agora vamos à corrida de hj? A prova é no moderno circuito chinês e ontem já rolou a prova de classificação. E uma surpresa... Button, que era o mais cotado para a pole, ficou em 5º. Rubinho foi o melhor brasileiro, em 13º. E quem foi o pole position? Sebastian Vettel, da RBR, foi o cara do treino de hoje. Alonso, estreando deu sistema difusor, larga na primeira fila.

 Mas daqui a pouco eu volto e dou um up nessa página... afinal, a corrida é só às 4:00. Então daqui a pouco volto!

Tá, eu dormi. Via largada, sob chuva, e dormi... inferno! Acabei de descobrir que o Vettel liderou de ponta a ponta e ganhou. Mark Webber, também da RBR, completou a dobradinha. Os todo poderoros carros da Brawn ficaram em 3º (Button) e 4º (Barrichelo). Massa, mais uma vez, quebrou... essa definitivamente não é a F1 que eu conheço, mas tá muito boa mesmo assim!

Um comentário:

Jessica disse...

Não acompanho sempre F1, mas lembro que quando era mais nova me divertia assistindo.
Justo no dia que levantei de madrugada e podia ver a corrida, ela acabou por causa da chuva ¬¬