BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ser ambientalmente correto é cool

Bom, hoje o post vai ser sobre uma coisa que eu, pessoalmente, me identifico muito e acho super importante: Meio Ambiente.

            Há muito tempo o conceito de “eco-chato” acabou. Hoje em dia, pensar em atitudes ambientalmente sustentáveis e que respeitem o resto da natureza [resto = o que sobrou e resto= fazemos parte dela] é o mínimo. As pessoas começaram a sentir isso, os pesquisadores comprovaram, aí as empresas e os governos começam a serguir a onda. Só que ainda falta muito pra fazer. Muito mesmo.

            Você pode até escolher em qual frente quer ajudar: preservação das florestas, dos animais, melhorar a qualidade da água, do ar, combater a poluição visual, o aquecimento global... São inúmeras as formas de garantir um mundo, pelo menos, habitável pros seus filhos, netos e, como a coisa anda, até pra você mesmo.

            “Tá Mizaru, já entendi. Mas como eu começo a agir?”, alguém pode estar se perguntando. Conversando com colegas meus, muitos dizem se preocupar, porém não sabem como ir para a prática, pensam que é trabalhoso ou tem medo de doar dinheiro para instituições não confiáveis. Bom, sem querer fazer propaganda e já fazendo, resolvi criar uma pequena lista com iniciativas que acho bacanas na área ambiental.

           Primeiro de todos, o projeto pelo qual tenho um carinho muito especial: O Manuelzão. Trabalhei com o pessoal do "Manuca" durante um ano inteiro e, sem relutar, me jogo na fogueira por eles. Esse é o maior projeto de extensão da UFMG. O foco, entre outras coisas, é revitalizar um dos rios que passam pela Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Rio das Velhas. Isso até o próximo ano! Eles chamam esse objetivo de "Meta 2010". 


         O projeto tem tanta credibilidade que inclusive o Governador de Minas, Aécio Neves, prometeu  nadar em uma das regiões do Velhas em 2010 para provar o sucesso da meta. Clique aqui e conheça mais desse projeto. Você vai ver que há como se informar melhor e até ajudar.

         Clássicos do combate à degradação do ambiente natural são o WWF e o Greenpeace. Essas duas organizações são de abrangência mundial e compram brigas fortes com governantes e grandes corporações privadas.



Pense Novo - WWF



Mudanças Climáticas - Greenpeace


         No Brasil, uma das ONG’s mais respeitadas é a SOS Mata Atlântica. Esse pessoal, tem a luta bem focada na preservação da fauna e flora do bioma que nomeia a ONG. Embora isso não impeça atuações diferentes. Um exemplo interessante disso, é a campanha de preservação ambiental defendendo o xixi no banho. Simpática e polêmica.


Xixi no banho - SOS Mata Atlântica

 

         Pra finalizar, conheci essa semana um outro grupo muito interessante. Eles são da SOS Clima Terra. Conversei com alguns integrantes de BH e, segundo eles, os dados da mudança climática são alarmantes de verdade. Caso nada mude, podemos esperar chumbo grosso pra daqui há 30 anos. “Cara, não to falando de próximas gerações nem nada! Isso é pra gente, é pra ontem!”. Cliquem no nome ali em cima ou aqui para conhecer melhor a iniciativa.



 

         Bom é isso gente. Entrem nesses sites ou procurem no Google, vejam com o que se identificam, pensem bastante antes de acreditar em qualquer coisa, mas participem de alguma forma. 

         Dá pra se tornar ativista e colaborar nas manifestações. Se você é mais “na sua”, algumas dessas organizações vendem produtos e o dinheiro pode ajudá-los a continuar defendendo a causa. Agora, se você for também um leitor desconfiado pode ainda, simplesmente, passar a idéia pra frente. 

         Outra alternativa é mudar os hábitos pessoais. Clicando AQUI você encontra várias dicas simples de como ajudar o Meio Ambiente sem gastar dinheiro. Pra falar a verdade, na maioria das vezes, você acaba mesmo é economizando sua grana. Quer ser descolado? Ajude o meio ambiente! XD 

3 comentários:

Ju Batista disse...

Gostei do post! :D
Saiu um pouco da teoria e apresentou opções práticas para se envolver com a preservação do meio ambiente, o que é meio raro, parabéns!

Jessica disse...

"Manuelzãaaaaaaoo" xD
Ainda tô no ritmo de FestiVelhas e adorei o post.
Pensar em meio ambiente é coisa séria, e é bom que hoje em dia é algo levado a sério.
Existem muitas opções para fazer algo, basta correr atrás.

Unknown disse...

Boa Tiennin!!

Mostrar COMO FAZER é importante!!!

Abrs.