BlogBlogs.Com.Br

domingo, 31 de maio de 2009

Para onde está indo a F1

Quinta prova e o campeonato já está pegando fogo. Não dentro das pistas. É nos bastidores que estão ocorrendo as maiores especulações da temporada. O ano já começou com toda a discussão sobre o novo campeonato, cujo campeão seria aquele que obtivesse o maior número de vitórias. As equipes todas brigaram e a ideia não foi para frente.

Mas aí a FIA resolveu continuar no seu processo de diminuir os custos da categoria e aumentar a competitividade. Até então tudo bem. Porém a última notícia divulgada causou um alvoroço sem tamanho e pode mudar os rumos de 2010.

Com o pretexto de dar uma maior chance para todas as equipes, a FIA resolveu estabelecer um teto orçamentário para o ano que vem. 40 milhões de libras (cerca de 130 milhões de reais) seria o máximo que as equipes poderiam gastar em toda a temporada.

A partir de então a guerra começou a ser travada. Ferrari, Renault, Toyota, RBR e STR ameaçam largar a categoria caso essa medida seja levada adiante. A associação de times de Fórmula 1 (Fota) tentou discutir com a FIA, mas não deu em nada. As medidas continuam, segundo a federação.

Por causa de toda essa confusão, a Ferrari entrou ir à Justiça para anular as novas regras. A escuderia entrou com um procedimento legal na corte francesa, alegando que o novo regulamento viola um veto técnico a que as equipes têm direito. Ou seja, a FIA resolveu adotar esse novo teto sem consultar previamente as equipes (aliás, coisa que ela tem feito com frequência).

Em declaração, o presidente da FIA, Max Mosley, disse: “Bem, do jeito que as coisas estão, sim (eles vão sair da categoria). Esta é a situação atual”. Pois é, alguém consegue imaginar a Fórmula 1 sem a Ferrari? Eu juro que não consigo. Comecei a acompanhar melhor a categoria no início da era Schumacher. Eu o vi sendo transferido para a Ferrari e consolidando uma carreira brilhante. Vi uma Ferrari imponente, um carro vermelho que metia medo em todos.

E agora ela está ameaçada de ficar fora da Fórmula 1 por causa de uma decisão dessas? Alguém me explica para onde a FIA está querendo levar a categoria porque até agora eu não consegui entender...

______________
Não postei ontem porque a luz da minha casa acabou e eu só vi que voltou hoje de manhã... foi tenso =P

Nenhum comentário: